Blog do Ronaldo Evangelista

João & o violão

Ronaldo Evangelista

Desde o dia em que pediu dois microfones para gravar ''Chega de Saudade'' – um para a voz, outro para o violão -, João Gilberto sempre teve o máximo de capricho com seu instrumento para criar sua música. Conhecido por seu som acústico e orgânico, de presença cristalina, a peça é sempre uma especial, João com seus modelos favoritos de violão e cordas de nylon. Ontem a Ilustrada publicou edição especial dedicada a João Gilberto e colaborei com detalhes sobre o violão de João:

Um dia em São Paulo no começo dos anos 60, João foi levado pelo radialista Walter Silva à fábrica da marca Di Giorgio para ganhar um violão de presente. Demorou três horas pra escolher, mas guardou o violão por décadas.

João regularmente ganha instrumentos de fabricantes e luthiers variados e tem alguns violões diferentes em casa.

O modelo ''titular'' de João até hoje é o modelo Tarrega de boca ovalada da Di Diorgio – sonoridade buscada obsessivamente por estudantes e seguidores em modelos da mesma marca e da mesma época.

As cordas para violão favoritas de João são as de nylon da marca belga La Bella, modelo 850B, para violão clássico. Quando amigos próximos viajam ao exterior, já sabem: a corda importada é o presente favorito de João.

João até hoje não troca as cordas do violão, tarefa que sempre incumbe a alguém de confiança. Entre antigos ''trocadores de corda'' de João estão Luiz Bonfá, Almir Chediak e Raphael Rabello. Hoje em dia é seu empresário Otávio Terceiro.