Blog do Ronaldo Evangelista

Billy Blanco (1924-2011)

Ronaldo Evangelista

A Bossa Nova foi uma avalanche. A modernidade de Tom Jobim e o poder de criação de João Gilberto foram tão intensos que toda a música feita na primeira metade do século XX imediatamente ganhou ares de pré e quase todas as moderníssimas revoluções dos anos 50 se perderam no bolo entre a geração 78 rotações e a grande novidade do LP, popularizado no fim da década.

Falar a real não era exatamente comum nas eras de ultraromantismo chic ou derramado, deboches e regionalismos pop – basicamente o escopo do consumo geral. A crueza emotiva sem cortinas de Dolores Duran e a casualidade leve e jazzística de Johnny Alf, por exemplo, eram pequenas revoluções em si mesmo, que hoje em dia só não caem no balaio generalizante de precursores-da-bossa-nova aos ouvidos de um seleto clube de ouvintes mais direcionados (ou saudosistas).

Billy Blanco, falecido nesta sexta-feira aos 87 anos, tinha um senso de humor fora do comum. Não exatamente no sentido de rir da vida, rá-rá-rá, que havia também uma boa dose de existencialismo nos seus personagens e situações. Mas naquele sentido de ironia fina, observação ácida, presença de espírito, sarcasmo romântico. Pra que orgulho? O infarto lhe pega, doutor, e acaba essa banca. Parece simples, mas pensa bem: entre as músicas da época, a maioria não dizia nada.

Os elementos de casualidade, os tais precursores, visão um passo adiante, eram vários: suas melodias quase faladas, o samba balançado e cotidiano, a ingenuidade maliciosa, as crônicas de situação e insights da vida. ''A banca do distinto'', composição sua de 1959, é uma obra-prima no desenrolar da letra:

a vaidade é assim, põe o bobo no alto e retira a escada
mas fica por perto esperando sentada
mais cedo ou mais tarde ele acaba no chão

mais alto o coqueiro, maior é o tombo do coco afinal
todo mundo é igual quando o tombo termina
com a terra por cima e na horizontal

Sem prejudicar hoje o bom crioulo de amanhã, não acredite em tudo o que lê, confie no que ouve. O que dá pra rir dá pra chorar, questão só de peso e medida. Três momentos favoritos de Billy Blanco, play abaixo.


Dolores Duran – A banca do distinto (1959)


Jorge Veiga – Estatutos de gafieira (1956)


Originais do Samba – Canto chorado (1969)

  1. beats by dr dre review

    21/07/2011 22:58:47

    I simply now wished to let you know about how exactly significantly I actually appreciate just about everything you have contributed to assist enhance lifestyles of people in this material. Through your content articles, I have eliminated by way of merely a novice to an expert in the area. It is a classic respect to your initiatives. Thanks

  2. http://somagui.blogspot.com

    09/07/2011 22:40:14

    O piano de Waldir Calmon acompanhando Dolores Duran está divino.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso