Blog do Ronaldo Evangelista

Pernambuco Psicodélico

Ronaldo Evangelista

Paêbiru, de 75, de Lula Côrtes e Zé Ramalho, e No Sub Reino dos Metazoários, de 73, de Marconi Notaro, estão entre os mais raros dos mais raros vinis de música brasileira procurados e negociados em sebos, pela internet etc.

Não à tôa. Já foram lançados originalmente com poucas cópias, e a maioria destas se perdeu.

Mais importante, são discos absolutamente únicos, globais, ultramodernos, grooves psicodélicos, gosto regional próprio. Toda a cena musical do nordeste nos anos 70 hoje em dia soa impossivelmente contemporânea – conceitual e musicalmente.

Flaviola e o Bando do Sol, de 74, é outro destes álbuns cult, lançado na época pelo pequeno selo Solar.

E nenhum segredo é o disco de estreia em dupla de Geraldo Azevedo e Alceu Valença, lançado pela Copacabana em 72, sabida maravilha.

Juntando faixas de todos estes álbuns, mais o obscuro conjunto The Gentlemen, artistas pernambucanos dos sertões à beira de Olinda-á, encontros de folk rock e agreste árabe, a coletânea Psychedelic Pernambuco acaba de sair em vinil duplo pela gravadora inglesa Mr Bongo.

No play, teaser das 19 faixas da compilação.

O universo do nordeste cool, a redescoberta do groove do norte. O Guardian e o Telegraph estão de olho.

Por aqui as pistas estão surgindo, daqui a pouco certamente em maior escala. O LP da Mr Bongo, só importado. Os discos originais, claro, fora de catálogo há tempos.