Blog do Ronaldo Evangelista

O melhor de dois mundos

Ronaldo Evangelista

Uma coisa absolutamente genial a respeito do disco Best of Two Worlds, reencontro de João Gilberto com Stan Getz em 1975, doze anos depois do sucesso gigante Getz/Gilberto, é que eles não foram fotografados juntos para a capa. Antes do fim das gravações, João tretou com Getz (não era a primeira vez) e partiu. A primeira faixa do LP, ''Double rainbow'', nem tem João: Miúcha canta e Oscar Castro Neves toca o violão, reproduzindo a batida direitinho.

A solução: pegar um foto de João (talvez a única à mão) e fazer uma fotomontagem para a capa e outra para a contracapa – ambas com a mesma foto. Na frente, Getz está à frente de João, ao lado de Miúcha. No verso, aparece apoiado casualmente no brasileiro, que toca seu violão concentrado, de olhos semicerrados, estoicamente na mesma pose, exatamente igual a na capa, mesmo registro fotográfico. Mais ou menos como fez a Trip recentemente, rs.

Best of Both Worlds é um dos discos menos comentados e investigados de João, até porque é afinal um álbum de Getz. O recente box The Complete Columbia Album Collection, que compila álbuns de Getz entre 1972 e 1979, reedita o disco com novidade interessante: três faixas bônus, outtakes de ''Just one of those things'', ''Eu vim da Bahia'' e ''É preciso perdoar''. A caixa é produzida sob demanda de acordo com as vendas no site, sem presença física em lojas.

  1. mafra

    14/07/2011 16:40:48

    amo este disco, mas acho que ele tem alguns problemas de mixagem... espero que esta iniciativa tenha feito alguns ajustes de volume (o sax está alto demais em algumas faixas, por exemplo).

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso