Blog do Ronaldo Evangelista

Faixa a faixa: Chico 2011

Ronaldo Evangelista

Para a Folha Ilustrada de hoje, capa sobre disco novo de Chico Buarque, escrevi breve descrição/comentário faixa a faixa de Chico, álbum aproximadamente décimo-nono do compositor e cantor. Teasers de internet, a perda da inocência sobre comentários de internet, disco de literatura, canções melancólias – entre tudo que vi comentado por aí, o menos alardeado me parece o principal: é um disco de amor. Mais: disco de novo amor. Tipo festa sem fim.

''Querido diário''
Toada levada por viola caipira e arranjo de cordas e com o já inesquecível verso sobre ''amar uma mulher sem orifício''. Outro: ''não quebro porque sou macio''.

''Rubato''
Chico no Círculo de confiança, zona de conforto, parceria com o contrabaixista Jorge Helder. Letra sobre canção de amor roubada para Aurora, Amora e Teodora e arranjo com grande naipe de sopros.

''Essa pequena''
''Meu cabelo é cinza, o dela é cor de abóbora'', canta Chico. Ele, conta ''cada segunda que se esvai''. Ela, ''esbanja suas horas ao vento''. Canção de amor que conclui: ''o blues já valeu a pena''.

''Tipo um baião''
O eu-lírico já questiona: outra história de amor a essa hora? Mas, afinal, ''você tipo me adora''. Então, para quem ''ignora o baião'', canta esse ''tipo um baião do Gonzaga''.

''Se eu soubesse''
Em dueto com a suposta jovem namorada de cabelos cor de abóbora Thais Gulin, a valsa-choro ''Se eu soubesse'' foi gravada também por ela em seu recente disco ''Ôôôôôôôô''.

''Sem você 2''
De mesmo título de canção de Tom com Vinicius do fim dos anos 50, é levada sem bateria e com andamento lento. Chico classicista da canção, mais próximo do velho Tom do que do jovem Chico.

''Sou eu''
Parceria com Ivan Lins, cantada por Chico e o baterista e sambista Wilson das Neves, também já gravada por Diogo Nogueira. A letra, sobre mulher que bamboleia no salão.

''Nina''
Valsa ''meio russa'', segundo o autor, com as rimas mapa/rapta e toca/vodca. Com a nova personagem, título, para o rol do compositor. A primeira música composta para o álbum depois da temporada como escritor.

''Barafunda''
Sambinha fazendo crônicas da memória, ''antes que o esquecimento baixe seu manto''. Glorinha ou Maristela? Soraia ou Anabela? Seja como for, a conclusão: ''a vida é bela''.

''Sinhá''
Parceria com João Bosco, que participa com seu balanço de violão e contracanto. É o ''conto de um cantor com voz do Pelourinho'' que chora em iorubá mas ora por Jesus.

  1. marcelo cunha - rib preto/sp

    29/07/2011 13:42:05

    Comentários fraquíssimos do blogueiro.Somente repete parte das letras.Lamentável!!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso